O que são os Fundos Imobiliários FIIs
25 de junho de 2020

Fundos Imobiliários o que é? Descubra o que são FIIs

Por Eduardo

Olá investidor,  hoje vamos responder o que são Fundos Imobiliários. Um dos investimentos mais queridinhos pelos investidores. 

 

Esse post é baseado no vídeo abaixo, então se preferir ver o vídeo fique à vontade.

 

Fundos Imobiliários também conhecidos como FIIs, são fundos de investimentos relacionados a imóveis. Podendo ser uma boa alternativa para quem quer investir nesse setor ou para quem quer uma renda mensal, já que vários fundos pagam dividendos todos os meses.

 

Outro fator é ele ser mais simples de adquirir do que um imóvel, com menos dinheiro e sem burocracia. Você consegue comprar um cota de um FII com menos de R$ 10 e com apenas uma conta na corretora. Além de ser também mais vender do que um imóvel, você pode vender parte dele ou até a sua totalidade na maioria das vezes com apenas um click na sua corretora. 

 

Ok, eu entendi o que é um FII, mas o que eles possuem? Todos têm imóveis?  

 

Então, podemos dividir os FIIs em algumas categorias de acordo com o que eles investem como Fundos de Tijolos, Fundos de Papéis, Fundos de Fundos (FoFs)  e os Fundos Híbridos. Esses são os tipos de Fundos Imobiliários. 

 

Os Fundos de Tijolos também conhecidos como Fundos de Renda, é o mais simples de entender, nele o fundos adquire imóveis diretamente e são os mais diversos tipos de imóveis. Futuramente vou fazer um vídeo só se aprofundando sobre ele, mas em resumo eles podem ter participação ou até mesmo comprar todo imóvel, como por exemplo:

  • Shopping Centers, o fundo pode comprar vários shopping pelo Brasil;
  • Hospitais;
  • Faculdades;
  • Galpões Logísticos;
  • Prédios e por ai vai.
Veja também:   Suno cria o Índice SUNO30

 

A maioria das vezes eles se especializam em um setor desses mencionados, existe outros que eu não citei, mas como falei irei deixar para um próximo vídeo.

 

Temos também os Fundos de Papéis ou de recebíveis, que procuram investir em  títulos financeiros vinculados ao mercado imobiliário, como letras de crédito imobiliário (LCI), letras hipotecárias (LH), certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e por ai vai.

 

Eles ganham dinheiro com os juros pagos por esses título, ou através da venda deles.

 

Outro tipo de fundo é o Fundo de Fundos o famoso FoFs, nele o fundo foca principalmente em investir em outros Fundos. No caso dos FIIs, eles focam em adquirir outros FIIs. Cada um possui a sua própria estratégia. E mesmo ele possuindo diversos outros FIIs você precisa estudar sobre a estratégia dele.

 

Senão pode ocorrer de você ter um FoF que possui diversos FIIs em sua carteira e que você acredita estar bem diversificado por conta disso, porém quando você vai estudar sobre ele, você descobre que ele foca no setor de Shoppings. O que acaba fazendo com que você esteja concentrado nesse setor também. O que não é uma boa notícia. Então não adianta escolher um FoF aleatório, você precisa estudar a sua estratégia.

 

E por últimos temos o Fundos Híbridos, nesse tipo de fundo eles já misturam os tipos já citados, ou seja, ele pode adquirir imóveis como um fundo de tijolo, pode adquirir títulos financeiros do mercado imobiliário e também comprar cotas de outros fundos. Normalmente eles possuem um estratégia a seguir, que é muito importante você estar por dentro de qual é.

 

Veja também:   O que é Reserva de Emergência? E onde investir?

Eu devo fazer um vídeo se aprofundando em cada categoria dessa no futuro, então não se esqueça de se inscrever no canal para ficar por dentro.

 

Então galera, por hoje é isso. Comenta ai abaixo se tudo o que eu falei é verdade ou balela. Até mais pessoal.