Paulo Guedes quer taxar os dividendos
7 de julho de 2020

Paulo Guedes quer taxar os dividendos

Por Eduardo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo incluirá tributação de dividendos na reforma tributária. “Não quero tributar empresa, mas se o dinheiro sair para o acionista, aí você tributa o dividendo. Não é possível que alguém pague zero sobre dividendo enquanto o trabalhador paga 27,5%”, afirmou ele.

Ele só esquece que boa parte dos acionistas são trabalhadores, então vamos estar pagando agora esses 27,5% que ele falou, mais a nova tributação sobre dividendos. Também é importante ressaltar que as empresas já pagam uma série de impostos e o dividendo é disponibilizado só após o pagamento deles. O que poderia ser uma dupla tributação sobre o resultado da empresa.

O que normalmente impostos como esse geram é uma diminuição em pagamentos de dividendos para os acionistas e um aumento da política de recompra de ações e reinvestimentos na empresa.

O que pode causar uma arrecadação pífia para o Estado, mas uma má notícia para quem pretende ou já vive de dividendos. O que fica parecendo é que os políticos querem que nós sejamos dependentes exclusivamente do INSS.

Veja essa e outras notícias em O Acionista

Veja também:   Troca de farpas entre o Banco Itaú e a XP investimentos